Fotografia de casamento: gerenciando sonhos – parte 2

raphael_fraga_fotografia

Continuando nossa discussão, o item 2 de nossa lista propõe:

– Particularidades do perfil da cliente NOIVA!

Atendo diversos tipos de clientes, solicitando propostas de outros tipos que não casamento. Uma coisa que já defini bem nestes anos é que a NOIVA é uma cliente particularmente especial…

Se analisarmos brevemente a situação geral em que se encontram, fica mais fácil nos colocarmos no lugar delas e compreender melhor as atitudes, anseios e desejos!

Em primeiro lugar, muitas vezes, a idéia do casamento é um sonho alimentado desde muito cedo em sua vida; como isso é extremamente marcante e relevante pra ela, será ela, pessoalmente que tomará a maior parte das decisões envolvidas no evento. A partir daí já é natural que as responsabilidades e atribuições que ela abraça, correndo contra o tempo, vão deixá-la mais ansiosa e propensa ao nervosismo, concorda?

Em alguns casos, as atitudes podem até exceder a medida, e deixam alguns fotógrafos impacientes, chateados… mas se pensarmos friamente, com calma, veremos que cabe a nós mesmos já termos certo controle da situação, mantendo a leveza e o cuidado com essas clientes!

Um outro ponto a se considerar seria a quantidade de atendimentos pelos vários fornecedores do casamento com os quais elas tem que lidar; vão se deparar com todo tipo de qualidade de serviços e atendimentos, vão batalhar as negociações, encontrarão aqueles fotógrafos que sabemos existir, que não são transparentes, justos e querem apenas garantir mais um contrato, depositando nas mãos dos escolhidos toda a expectativa para o grande dia e tendo que confiar cegamente nos mesmos, qualquer que sejam os resultados! Isso pode ou não ser algo estressante?

Finalmente, o casal, a noiva, estão prestes a encarar uma mudança radical em suas vidas! Sair do conforto do lar, de perto dos pais e da família, definitivamente GERA INSEGURANÇA! Por mais que acreditemos que não, uma análise fria da situação e um reflexão introspectiva, vai te levar a essa conclusão. Portanto, caros fotógrafos, cuidemos muito bem dessas noivas!

Como costumo dizer em sala aos alunos, cuidemos com carinho e dedicação de TODOS os nossos clientes, mas no caso das noivas, dos casais, com doses especiais de atenção! Por mais desgastante que possa parecer para nós tais negociações, certamente do outro lado, a coisa é bem tensa e intensa!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *